quinta-feira, 22 de maio de 2008

quarta-feira, 21 de maio de 2008

CCJ APROVA FIM DO NEPOTISMO NO SERVIÇO PÚBLICO

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) quer acabar com o nepotismo no serviço público. Foi aprovada há pouco pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do senador que proíbe a contratação de parentes para cargos de comissão ou função de confiança até o terceiro grau em todos os Poderes e níveis da administração pública . A exceção seria quando o funcionário fosse aprovado por concurso público.
A proposta ainda precisa ser aprovada pelo plenário do Senado. De lá, seguirá para aval da Câmara dos Deputados. Caso receba o ok da maioria dos senadores e deputados, quem descumprir a lei poderá ser processado por improbidade administrativa.
Os únicos que votaram contra a proposta na CCJ foram os senadores Welligton Salgado (PMDB-MG) e Epitácio Cafeteira (PTB-MA).
- Desconheço qualquer governador, ou outra autoridade com mandato eletivo, que não tenha se cercado de pessoas de confiança para cargos em comissão. A não ser que o governante seja filho de chocadeira-, debochou Cafeteira.

Fonte: Blog do Noblat

EMPREGO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL PARA ESTUDANTES

De Pedro Vieira:

Quem sonha terminar a faculdade e ingressar no mercado de trabalho pode começar a se preocupar. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que o desemprego entre jovens de 15 a 24 anos é 3,5 vezes maior que entre os adultos com mais de 24 anos.
Segundo o estudo, a falta de experiência influencia na decisão das empresas. Mas o próprio jovem não se sente capacitado para ingressar em um mercado de trabalho mais competitivo. Jorge Luiz de Paiva Filho tem 24 anos e faz faculdade de Cinema. Apesar de não figurar na lista de desempregados, Jorge trabalha de garçom em um restaurante, profissão sem a menor relação com a sétima arte.
Leia mais em: Emprego cada vez mais difícil para estudantes

Morrem mais rapazes que moças, diz estudo

De Leda Rosa:
As políticas públicas voltadas para a saúde do jovem brasileiro, segundo o levantamento do Ipea, ainda não fizeram frente, de modo efetivo, aos desafios fundamentais do setor. Entre os 15 e 29 anos, a violência continua sendo o principal problema, especialmente para os rapazes que morrem significativamente mais do que as moças.
Em um grupo de 100 mil pessoas, a taxa de mortalidade média das mulheres foi de 58,43 contra 261,80 dos homens. Entre 2003 e 2005, morreram cerca de 60 mil jovens do sexo masculino. Destes casos, 78% foram por causas externas, majoritariamente homicídios e acidentes de transporte. No mesmo período, morreram 15 mil jovens do sexo feminino, sendo 35% pelas mesmas causas externas.
Leia mais em: Morrem mais rapazes que moças, diz estudo

Fonte: Jornal do Brasil

domingo, 18 de maio de 2008

ELEIÇÕES TRANQUILAS

O mês de outubro está cada vez mais próximo, trazendo consigo as eleições para os cargos de prefeito e vereadores em todo o país.
A ansiedade do eleitorado, sobretudo nas pequenas cidades, aumenta a cada dia, o clima de rivalidade se acentua. Até mesmo os que sempre fazem questão de afirmar ter aversão a política acabam não resistindo ao ‘clima’ e entram de corpo e alma em campanhas, motivados muitas das vezes por ‘provocações’ de vizinhos e amigos que optam por outros candidatos.
Em Aperibé sempre foi assim, porém, esse ano tudo parece caminhar para que haja a eleição mais tranqüila da história do município.
O prefeito afastado pela justiça, Paulo Foguetinho (PSL), não poderá concorrer no próximo pleito, pois teve as contas de seu governo reprovadas pelo TCE e pela Câmara de Vereadores. Além de não ter o mínimo de credibilidade junto ao povo, tornando inviável qualquer chance de vitória a quem ele manifestar seu apoio (fala-se em Margareth Foguetinho (PSL) e Ivalda Sardinha (PSL) como supostas candidatas ao cargo máximo municipal).
Outro pré-candidato é o empresário Vandelar Dias (PV) que tem afirmado sua candidatura mesmo sem contar com o apoio de lideranças políticas.
Com esse cenário, tudo caminha para uma vitória tranqüila do pré-candidato do PSB, dr° Flávio Gomes, que além de contar com o apoio do empresariado local, conseguiu arrebanhar para sua candidatura as principais lideranças da política aperibeense, entre elas, os principais nomes da oposição (vereador Inácio Zanata e o empresário Waldemar Duarte).
Pesquisas recentes têm mostrado um quadro amplamente favorável à dr° Flávio Gomes, liderança folgada e a menor rejeição entre os pré-candidatos.
Pelo jeito, disputa mesmo, só vai haver pelas 9 cadeiras do legislativo, onde são raras as exceções que contam com a aprovação dos eleitores aperibeenses.
Mas, como diz um bom e velho amigo, ‘eleição e mineração, só depois da apuração’...