domingo, 13 de abril de 2008

Parabéns Aperibé

No dia 10 de abril Aperibé completou 16 anos de emancipação político administrativa e os aperibeenses foram presenteados com uma grande festa na qual foram, ao mesmo tempo, homenageados e atores. Uma festa popular, no real sentido da palavra: feita pelo povo e para o povo.
A prefeita Ivete Gregório, a secretária de educação Penha Velasco e o diretor da Casa de Cultura de Aperibé, Marcelo Hungria, reuniram a rede educacional e organizaram uma belíssima apresentação na praça Francisco Blanc, na qual foram homenageadas as famílias que povoaram a terra que deu origem à cidade de Aperibé. Como definiu Penha Velasco, “toda a rede de educação se uniu para abraçar Aperibé”, enfocando a participação de escolas e creches municipais, estaduais e particulares.
Cada instituição de ensino homenageou uma família: Boechat, Dias, Cortat, Curty, Severino da Silva, Floriano, Figueira, Ferreira da Luz, Torres, Rabello, Fagundes, Eccard, Pontes, Carvalho, Cosendey, Borges, Brandão, Bairral, Bragança, Reis, Ferreira da Silva e Gouveia. Professores e alunos contaram a história de cada família, apresentaram números de dança e canto, organizaram painéis com fotografias e até uma maquete da antiga fazenda dos Fagundes, que deu origem ao bairro. Um representante de cada família subiu ao palco e recebeu uma homenagem.
Na praça, centenas de pessoas de todas as idades assistiam atentos ao resgate histórico das origens de Aperibé, cuja vila foi fundada em 1890. Para Marcelo Hungria, a grandiosidade da festa está na valorização do povo aperibeense. “De que valeria exaltar as instituições sem fazer valer o homem? Nossa história é recheada de histórias de diferentes filhos de outras terras que aqui se assentaram há muitos anos. Africanos, suíços, portugueses, italianos, que formaram a nossa identidade e pluralidade cultural. Aos nossos antepassados e aos seus sucessores, o nosso muito obrigado!”, disse Marcelo.
O público também pôde apreciar a exposição “Aperibé: imagens e fotos” na Casa de Cultura. Fotos, documentos e objetos diversos proporcionam uma deliciosa viagem ao passado de Aperibé e região. Quem ainda não viu, não pode perder a oportunidade!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, Aperibé! Bom seria que todos os ratazanas do país fossem presos por roubarem os cofres publico. Todas as verbas desviadas daria para pagar melhor os professores e equiparem escolas, dando melhor educação ao povo.